quarta-feira, 4 de julho de 2012

Para pensar... O Brasil e as fontes renováveis de Energia



Embora tenha o maior potencial hidrelétrico do mundo, o Brasil segue, em parceria com outras nações, em busca do desenvolvimento de usinas hidrelétricas nas regiões de fronteira e de novas fontes energéticas limpas e renováveis, como a solar, a eólica e a proveniente de biomassa. O etanol, por exemplo, é um caso típico de investimento brasileiro que está dando certo, certamente por ser uma excelente alternativa aos combustíveis fósseis, muito utilizados nos meios de transporte, sobretudo em automóveis, nos grandes centros urbanos.  Mais econômico e muito menos poluente que a gasolina e o diesel, o etanol é uma realidade que coloca o Brasil na vanguarda das soluções energéticas não poluentes do mundo. Em 2008, o consumo nacional de etanol em veículos leves superou o de gasolina - um marco a ser destacado.
A matriz energética brasileira é a mais renovável do mundo. Enquanto os países desenvolvidos utilizam 14% de fontes renováveis em suas matrizes, o Brasil utiliza 45% e deve elevar esse patamar a quase 47%, conforme previsão do Plano Nacional de Energia 2030. Os programas de álcool, biodiesel e de incentivo às fontes alternativas de energia que consolidam-se num momento de crescimento sustentável da economia.


Fonte: http://www.mme.gov.br/mme/galerias/arquivos/Artigos/O_Brasil_e_as_fontes_renovxveis_de_energia.pdf (adaptado, acessado em 04/07/2012 às 07:46hs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário